segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PLANO DE AÇÃO COLETIVA 3
ATIVIDADE 1 – AÇÃO 3
CURSISTA – RODRIGO DA SILVA

OS AVANÇOS A SEREM ALCANÇADOS DIANTE DA EXPERIENCIA DE INTEGRAÇÃO

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão inseridas no cotidiano escolar, cabe a Equipe diretiva e aos professores integrar essas ferramentas no currículo escolar, melhorando o processo de ensino aprendizagem.
Grande parte dessa geração Y está constantemente integrada com as tecnologias e buscam estar constantemente conectadas com o que acontece. O conhecimento não precisa estar atrelado ao que se aprende na sala de aula, os alunos estão constantemente sendo bombardeados por informações, principalmente através das redes sociais, entre elas o Facebook.
            O Facebook pode ser considerado uma ferramenta versátil, possuindo vários recurso, possibilitando um meio de interação entre e Educador e Educando,  para que o aluno se identifique e interaja com os conteúdos curriculares de cada disciplina, podendo compartilhar várias notícias de jornais e revistas, trechos de filmes, infográficos, vídeos, músicas entre outros materiais que podem auxiliar no entendimento a questões debatidas em sala. Muitos alunos ficam horas navegando nessa rede social, o que facilita a visualização de materiais compartilhados por professores, complementando o processo de aprendizagem.

OS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO

Existem muitos obstáculos a serem vencidos, mudar as concepções já estabelecidas e se abrir para uma nova prática ou mudar a forma de ver os conteúdos ensinados em sala é o primeiro desafio a ser enfrentado quando é proposto utilizar uma tecnologia, que ainda para muitos professores é novidade.
Em 2015, foi iniciado uma proposta de utilizar o Facebook como uma ferramenta de integração, poucos professores se interessaram e em apenas duas turmas foi realizado algum trabalho. Essa rede social foi utilizada durante um tempo, relativamente curto, algo em torno de três meses, somente como um local onde os alunos deveriam postar suas atividades, para que os professores pudessem avaliar, não explorando outros recursos disponibilizados pelo aplicativo.
Depois dessas experiências, possivelmente o maior desafio vai ser convencer os professores que ainda se utilizam dessas tecnologias, e conquistar novos adeptos para explorar mais recursos e ampliar as possibilidades que as TDIC oferecem.

AS ALTERNATIVAS PERTINENTES E DE POSSIVEL IMPLEMENTAÇÃO, DE MODO A APERFEIÇOAR A INTEGRAÇÃO DAS TDIC ÀS PRATICAS PEDAGÓGICAS

As atividades propostas com o uso das TDIC ou com o uso das redes não podem ser utilizadas somente como um processo avaliativo e trabalhoso, é preciso que o aluno não relacione o uso dessas tecnologias apenas como uma extensão da sala de aula, e ressalto que não são todos os alunos que possuem computador e internet em casa, utilizando o celular como meio de acesso a internet, o que dificulta a edição ou a produção de alguns materiais, tais como slides, tabelas e gráficos.
Tendo por base as experiências desenvolvidas, buscarei incentivar o uso com mais frequência das TDIC, com enfoque principal para o uso do Facebook, que vem demonstrando ser uma ótima fonte de socialização de dados, informações, e onde as pessoas expõe sua opinião a respeito do que leem, sendo uma boa ferramenta para a divulgação dos trabalhos e para a troca de experiências entre outros.
O objetivo dessa ação será incentivar os professores para que utilizem as tecnologias da informação como material de apoio nas aulas, pois são bons recursos pedagógicos, principalmente a internet que é uma rica fonte de pesquisa na ponta dos dedos, e estão ao alcance do educando. 
As TDIC podem permitir uma gama de atividades, que poderão ser realizadas de forma prazerosa para ambas as partes, ou seja, para o professor e o aluno. Ignorar as possibilidades que o uso das tecnologias dispõe é retroceder a um modelo de ensino pouco interativo e ultrapassado. 


Um comentário:

  1. Muito bem Rodrigo, grande trabalho com a ajuda da comunidade escolar.
    Esse é um projeto que vale a pena continuar avançando.

    ResponderExcluir