domingo, 29 de novembro de 2015

PLAC 3 – ATIVIDADE 1 – AÇÃO 3

Especialização em Educação na Cultura Digital - UFSC
E.E.B. Professora Maria da Glória Silva
Cursista: Milene Venson


Brincadeiras, Brinquedos e Jogos de Origem Africana e Afro-Brasileira.

1- Os avanços alcançados diante da sua experiência de integração;

Acredito que com essa experiência as crianças tiveram uma aproximação maior com as tecnologias digitais para de fato contribuir em seu processo ensino-aprendizagem. Após escreverem seus textos, tiveram a oportunidade de realizar a digitação do mesmo. Neste momento demonstraram estão começando a dominar essa habilidade, quanto ao manuseio do celular para realizar as fotos para registrar as atividades já demonstraram total domínio, tiveram grande facilidade, sendo que agora pedem para realizarem o registro fotográfico das atividades.
Penso que o grande avanço dessa experiência foi não utilizar a tecnologia digital com fim nela mesma, ela foi de fato integrante do processo ensino-aprendizagem.


2- Os desafios enfrentados na realização da experiência de integração;

Sempre que realizo uma proposta que envolve os recursos digitais, me vejo em meio a desafios. Um dos desafios, foi em relação a divisão da digitação nas duplas, pois quando um começava a digitar queria digitar todo o texto, necessitando de intervenções. Outro foi fazê-los compreender que precisavam ter paciência com os colegas que ainda não tem desenvolvida a habilidade de digitar, além de esperar por mediação quando tinham dúvidas.


3- As alternativas que você julga pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas pedagógicas, a partir da reflexão acerca da experiência realizada.

Penso que, para que os desafios e dificuldades serem superados, em se tratando de crianças de 2º ano das séries iniciais, é continuar proporcionando atividades para desenvolverem cada vez mais as habilidades com os recursos digitais.
Acredito ainda, que nós professores temos que buscar integrar cada vez mais as TDIC em nossas aulas, como a utilização de aplicativos, editores de texto, editores de apresentação de slides, jogos. Estes muito contribuem para que as crianças desenvolvam habilidades de leitura, escrita, raciocínio lógico, criatividade e autoria como coloca Pedro Demo (2008) trata em seu artigo.

Referência:

DEMO, Pedro. Habilidades do século XXI. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário