segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Atividade 1 (Ação 3) - Avaliação da Experiência Pedagógica Imagem Corporal


EEB PROFª MARIA DA GLÓRIA SILVA

Disciplina de Educação Física - Profª Mágda Custódio Costa

Disciplina de Informática - Prof. Ana Gobetti

Ensino Médio Inovador – 2ºano -Turmas: 2001 e 2002

Conteúdo: Corpo .            Tema: Imagem Corporal com integração das TDIC

 
Cursista: Profª Mágda Custódio Costa


1 - os avanços alcançados diante da sua experiência de integração 

             Esta atividade de aprendizagem foi desenvolvida na sala de aula, sala informatizada, casas dos alunos e comunidade.
             Durante o desenvolvimento da atividade de aprendizagem houve a conscientização dos aprendizes  quanto a valorização da saúde, ao invés de priorizar a  estética supervalorizada pela mídia, que propõe um padrão corporal a ser atingido por todos. Ocorreu um processo de humanização melhorando as relações interpessoais, estimulando o respeito e a boa convivência dos alunos.
            Houve conscientização e valorização das atividades físicas dentro e fora da escola, em especial a caminhada por ser de fácil acesso e praticamente sem custo, para a promoção da saúde.
           E após obtenção do conhecimento puderam atuar como cidadãos participativos, levando estes conhecimentos para a comunidade local, valorizando o seu esforço, participação e aprendizagem, o que é muito saudável para a elevação da sua autoestima e para situar a escola como um referencial de cultura e produção de saberes  contribuindo para a melhoria de vida da comunidade, uma vez que as famílias acharam importante e gostaram de saber deste cálculo que lhes deu um parecer sobre a condição da sua saúde.
           Na saída de campo interagindo com a comunidade os alunos já estavam organizados em grupos e cada grupo deveria apresentar o tema, objetivos e aplicar cálculo IMC emitindo o índice atingido, se o peso estava ou não normal, bem como recomendações sobre alimentação e atividades físicas. Durante a intervenção na comunidade deveriam filmar para editarem vídeos e apresentarem em sala de aula como parte do trabalho avaliativo.         A autonomia adquirida pelos alunos nesta atividade em construir seu próprio conhecimento sobre imagem corporal, através do levantamento de informações e das pesquisas em rede, levar estes conhecimentos para a comunidade e na organização das apresentações e edição dos vídeos, foi um avanço muito importante para os discentes.
         Houve ainda um bom aproveitamento das TDIC como ferramenta pedagógica, utilizada nas diferentes linguagens como mecanismo de aprofundamento do conhecimento.  As aprendizagens adquiridas, melhoradas e ampliadas com suporte das TDIC foram: inclusão e acesso as TDIC, letramento na operacionalização das ferramentas tecnológicas digitais, autonomia,  autoria e produção dos seus trabalhos aplicando conhecimentos e representando o pensamento nas diferentes linguagens digitais.
           A utilização do aplicativo digital Medida Certa como meio facilitador do cálculo do índice de massa corporal e indicador de atividades físicas também contribuiu para aumentar o interesse dos alunos em buscar novos aplicativos para auxiliar na verificação da sua saúde.
 
2- os desafios enfrentados na realização da experiência de integração
                 
No decorrer desta atividade de aprendizagem  obstáculos foram contornados e outros superados em relação ao conteúdo específico da educação física e em relação a integração das TDIC para alavancar o conhecimento e dar suporte as aprendizagens do tema nas diferentes linguagens digitais.
          Alunos com sobrepeso não ficaram muito a vontade quando da introdução do assunto  imagem corporal e obesidade na sala de aula, mas com o enfoque da saúde, sentiram-se melhor e por este encaminhamento houve mais respeito por parte dos alunos que apresentaram peso normal. No decorrer das aulas todos foram tratados com igualdade, embora cada um na sua singularidade tomando consciência da sua condição de saúde. Todos contribuíram nos diálogos sobre a individualidade, massa corpórea, padrão de beleza, mídia e saúde, sendo que houve muito respeito e incentivo para melhorar a condição de todos, pois ficou compreendido que é necessário manter cuidados com alimentação e continuar com práticas de atividades físicas regularmente.         No momento de formação dos grupos para elaboração de trabalhos senti um pouquinho de resistência, pois alguns acharam trabalhoso incluir o vizinho de onde mora no seu trabalho, mas após explicar que a função da escola,  da disciplina e deles como cidadãos é socializar o conhecimento para qualificar a vida dos moradores da comunidade, entenderam e aceitaram a proposta.
           Alunos tiveram um pouquinho de dificuldade para convencer  familiares e vizinhos a serem fotografados e filmados, mas também explicando da importância da atividade alguns habilitaram-se, colaboraram e gostaram de saber deste conhecimento.
         O sinal ruim da internet na escola também dificultou os trabalhos de pesquisa, elaboração dos trabalhos e edição dos vídeos, que foi superado utilizando os recursos digitais pessoais.
          Dois grupos não conseguiram editar vídeos devido a falta de net na escola e por não dominarem muito bem estes recursos, foi possibilitado que organizassem no powerpoint.

 
3- as alternativas que você julga pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas pedagógicas, a partir da reflexão acerca da experiência realizada. 

            E como sugestão de melhorias para esta atividade em nova oportunidade para integrar ainda mais as TDIC, penso que seria possível que os grupos formados poderiam levar este conhecimento para a comunidade escolar através de oficinas e seminários utilizando o aplicativo medida certa para efetuar o cálculo digital do índice de massa corporal.
          Durante as oficinas e seminários utilizar notebooks e data show para expor o conteúdo temático através de apresentações organizadas no powerpoint.
           Alguns alunos poderiam estar filmando e fotografando para posterior edição de apresentações no powerpoint ou e vídeos para postar no  face e blog da escola.

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

FARIA JÚNIOR., A. G. de. Exercício e Promoção da Saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 16, n. 1, 1991.

 FARINATTI, P. de T. V. Educação Física Escolar e Aptidão Física: um ensaio sob o prisma da promoção da saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 16, n. 1, p. 42-48, 1994.

Rede Globo de Televisão. Aplicativo Medida Certa. 2015

RONDINELLI, Paula. "Índice de massa corporal (IMC)"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/Indice-massa-corporal-imc.htm>. Acesso em 28 de outubro de 2015
TAVARES, Maria Consolação G. Cunha F. Imagem Corporal, conceito e desenvolvimento. Editora Manole Ltda, 2003.

                      IMAGENS, DEPOIMENTOS  E VÍDEOS DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA






 


 
DEPOIMENTOS 
 


VÍDEOS

2 comentários:

  1. Muito bem, pessoal!
    Excelente trabalho e ótimas produções.

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    1. Principalmente por considerar um assunto tão importante com respeito e levando o conhecimento para a comunidade.
      Todos os envolvidos estão de parabéns!

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