segunda-feira, 30 de março de 2015

PLAC 2 - Atividade 5: Socialização da Experiência


Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital
UFSC – MEC – SED/SC – UNDIME

 

Nome: Elsi Vieira Feltrin
Escola: Maria da Glória Silva
Municipio: Içara
Tutor: Willian Rochadel

 
 NARRATIVA TEXTUAL
 Conhecendo Melhor o Meu Bairro
com integração das TDIC

 
                De um modo geral foi possível constatar que a escola E.E.B. Maria da Glória Silva antes do início do curso realizava várias atividades utilizando as TDIC, após o retrato da escola podemos perceber as contribuições  de tais recursos  através de várias  atividades realizadas. Retomo aqui uma síntese do retrato da escola:
             Projetos desenvolvidos pela nossa escola, que está de acordo com a utilização dos vídeos, culminando na premiação em cada categoria de vídeo e amostragem para os pais dos tecnologias digitais, podemos destacar o que foi realizado no primeiro semestre, o nosso primeiro festival de cinema, em que os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio produziram vídeos com duração de no máximo 10 minutos utilizando, celulares e câmeras digitais para a gravação e os recursos da sala de informática para a edição dos vídeos campeões .Esse projeto foi importante para o levantamento dos recursos disponíveis pelos alunos, foi percebido pelos professores e a professora da sala de tecnologia que boa parte dos alunos possui algum recursos tecnológicos com acesso à a internet.
             Outro recurso que a escola vem utilizando é o blog do ensino médio inovador e hoje é utilizado por todos os níveis de ensino. Os professores do ensino médio receberam do governo estadual tablets para serem utilizados como recurso pedagógico.
            Refletindo agora  após esta síntese do retrato da nossa escola, penso que a mesma  está e muito aberta para utilizar e aprimorar o uso da TDIC em sua atividades pedagógicas, nossos professores vem utilizando de forma contextualizada os vários recursos tecnológicos disponíveis no espaço escolar.
            Várias ações  foram realizadas ao longo desse período tais como: Festival de cinema, saídas de estudos, aulas contextualizadas com lousa digital, aparelhos celulares, máquinas fotográficas, face, blogs, pesquisa na internet, etc.
            Refletindo agora sobre minha ação individual, estou trabalhando no Projeto de Geografia: “Conhecendo Melhor o Meu Bairro”,  que trabalha de forma contextualizada o uso das TDIC, utilizando o  Google maps, máquinas fotográficas, aparelhos celulares e registros no blog, os desafios são muitos, pois durante a realização das atividades encontramos várias barreiras no desenvolvimento das aulas, com por exemplo: imagem ruim no projetor durante uma visita no bairro através do Google maps, os alunos muito empolgados em mostrar suas residências e com isso perdeu um pouco o foco no objetivo da aula que era observar e analisar o bairro e identificando o tipo de paisagem seu povoamento, etc. Na nossa  saída de estudo, houve um aprendizado muito significativo, nossos alunos tiveram a oportunidade de aprender além dos muros da escola ou sala de aula, eu posso afirmar que o que foi visto, comentado e fotografado em um aula tradicional professor-aluno,  não teria o mesmo efeito.
            No decorrer da atividade o processo de aprendizagem foi muito significativo, os alunos tiveram participação ativa na realização dos encontros e registraram tudo de forma coerente potencializando a aprendizagem por meio da integração das tecnologias.
               Algo inovador que está ocorrendo na escola no contexto da integração das TDIC ao currículo,  realizado por inúmeros professores que têm recriado, a partir das condições materiais cotidianas, o currículo escolar mediante a utilização das mais diversas tecnologias. Haja visto os diversos sites, blogs e outras interfaces da internet em que se encontram publicados os trabalhos realizados, que se tornam pontos de encontro entre professores e alunos envolvidos em propostas curriculares inovadoras.
           Para o futuro o que desejo é potencializar a aprendizagem dos alunos, por meio da integração da TDIC buscando “falar a língua” das novas gerações, agregando criticidade, criatividade, ludicidade, e trabalho colaborativo ao processo educativo. Valorizando o estudo da realidade local buscando caminhos para algum movimento  de transformação indicado pela investigação. Pesquisas sobre destino do lixo, mapeamento das regiões abandonadas dentro do bairro, história da localidade, organizando e publicando os resultados a partir de todo o processo e produto sistematizado, contribuindo para o desencadeamento de novas práticas sociais.

 

Referências:

 ALMEIDA, M. E. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.

 LIMA, M. Porta Aberta 4º Ano, Geografia. São Paulo: FTD, 2011


 
 

 

 

 

 


 
ANALISANDO A ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM INTEGRAÇÃO DAS TDIC 
         
            A atividade desenvolvida “Conhecendo Melhor o Meu Bairro” foi bem aplicada e contemplou vários aspectos da aprendizagem ao desenvolver os Conteúdos Conceituais (compreensão, análise, comparação e reflexão, vivenciaram o conhecimento e produziram dentro das perspectivas científica, criativa e produtiva);  os Conteúdos Procedimentais (regras, técnicas, métodos, estratégias, coletivo, integrativo, construíram procedimentos e analisaram seu potencial). Estes dois conceitos foram vivenciados pois todas estas características estiveram presentes quando  ouviram as orientações da professora, fotografaram , investigaram os locais com cuidado para elaborar relatório coletivo e desenhos individuais. Já os conteúdos atitudinais ( aprendizado de valores – cooperação, liberdade, participação, etc) estiveram presente em todo o processo uma vez que andaram pelas ruas do bairro, não se envolveram em acidentes e cumpriram com suas tarefas.
           Outro aspecto muito importante, foi a saída de estudo, ou seja, adquirir conhecimento através da investigação, da pesquisa de campo, exercendo a cidadania, produzindo o seu próprio material de estudo através do seu olhar, das fotografias, vivenciando um currículo real na prática social integrado com as TDIC pois também foi utilizado os recursos do google maps para despertar ainda mais o interesse dos alunos pelo seu bairro.
            No retorno da saída de campo, no decorrer do recreio, ouvíamos os comentários a respeito daquela aula viva, o que demonstrava que os objetivos traçados foram alcançados e que os percalços encontrados com relação ao funcionamento das tecnologias não impediram que houvesse a internalização do conhecimento, pois o mesmo foi sendo elaborado e reelaborado no decorrer do processo.
                Acreditamos que o que mais incentivou o processo ensino-aprendizagem da turma, foi justamente as possibilidades ofertadas por meio das TDIC, sendo que também não se fez apenas uma “aula diferente”, mas uma aula muito bem contextualizada e significativa.
            Foi perceptível que mesmo com as dificuldades enfrentadas, aparelhos que não funcionaram da maneira esperada, dificuldade do agendamento da sala de informática, o uso das tecnologias empregadas na atividade foi um fator estimulante em sua realização, sendo possível observar o entusiasmo dos alunos em utilizar os seus celulares e câmeras digitais para retratar o seu cotidiano, além de observar através do aplicativo “Google maps” visualizar o bairro dentro de uma escala mais ampla, analisar o traçado das ruas, conhecer as primeiras noções de orientação, podendo localizar a escola e muitos alunos a sua própria residência, e por fim os educandos podendo relacionar com os conceitos empregados em sala de aula.

 Análise realizada pelos cursistas: Elsi Vieira Feltrin, Mágda Costa, Milene Venson e Rodrigo Silva.

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