domingo, 23 de novembro de 2014

PLAC2 - Ampliando nossos repertórios sobre experiências de aprendizagens em rede



            Acreditamos que a experiência que se deu em nossa escola, no decorrer desse ano letivo, envolvendo as TDIC foi o I Festival de Cinema. Foi inspiradora porque envolveu um grande número de alunos que se empenharam, para realizar o trabalho que ajudou a entender que essas tecnologias, estão acessíveis a todos e podem ser utilizadas para a realização de ótimos trabalhos.

Os educandos foram orientados a utilizar as tecnologias disponíveis para produzirem curtas em diversas categorias, como conto de fadas, videoclipe, documentário, envolvendo todo o ensino fundamental das séries finais  e o ensino médio. Esta atividade proporcionou diversas formas concretas de mediação e interação de professor com aluno oportunizando a análise e a reflexão conjunta onde ambos puderam buscar e encontrar respostas. O aluno teve a oportunidade de construir caminhos problematizando e participando ativamente na realização das atividades, o mesmo passou a ser sujeito ativo neste processo de ensino aprendizagem onde o educando  pode agir e buscar explicações analisando os erros e extraindo conclusões. Esta atividade também teve a participação ativa da comunidade escolar, incluindo pais e familiares, pois muito dos vídeos e clips foram feitos em suas respectivas casas.  

            Através de um regulamento, entregue a cada professor regente de classe, na qual deveria repassar para sua turma que o Festival de cinema seria a produção de vídeos de no máximo 10minutos, onde os alunos teriam  total liberdade para escolher figurino, músicas, criar texto e escolher o local das filmagens, utilizando celulares e câmeras digitais para a gravação e os recursos da sala de informática para a edição dos vídeos, que passariam por uma comissão julgadora formada pelos professores de Português, inglês, filosofia e sociologia, que foram o idealizadores das categorias para atender ao projeto  de suas disciplinas. A avaliação também seria feita por eles e conteria como nota para o segundo bimestre, mas também houve uma premiação em cada categoria de vídeo e amostragem para os pais dos alunos. Esse projeto foi importante para que os alunos utilizassem as tecnologias disponíveis para a realização do trabalho, os professores e a professora da sala de tecnologia perceberam que boa parte dos alunos possui algum recurso tecnológico e acesso a internet.

            Portanto, as TDIC auxiliaram não somente na produção dos filmes, mas também na aprendizagem dos educandos que participaram do festival de cinema.
 



 
REFLEXÃO ELABORADA POR: ELSI FELTRIN, MILENE VENSON,
MÁGDA COSTA E RODRIGO SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário