segunda-feira, 6 de maio de 2013





RELATÓRIO SOBRE ÁREAS DE LAZER NO BAIRRO AURORA
ENSINO MÉDIO INOVADOR- 1º ANOS
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
             O lazer, como um dos principais pontos para a qualidade de vida, passou por transformações na relação cidadão e espaço urbano. Como, os espaços livres dentro das cidades são cada vez menores, pois as exigências de espaço para fins econômicos e serviços aumentam significativamente, é inviável a livre utilização desses espaços pela população, pois são ambientes controlados por terceiros, não tendo o cidadão, autonomia para usufruir do espaço conforme sua vontade. (Pina, 1996).
            Quanto à implantação de recursos e equipamentos de lazer, um ponto básico que as administrações pouco levam em conta é pesquisar junto à comunidade qual seu interesse e suas necessidades. Quem deseja algo, participa da tomada de decisões, acompanha o desenvolvimento da obra e por último usufrui daquilo que ajudou a decidir; tem mais possibilidades de se comprometer com o seu cuidado e com o seu uso em experiências significativas para si e, portanto, qualificadas.
             Ao ser projetado um espaço com equipamentos para o lazer, necessariamente deve-se levar em conta os conteúdos ou interesses do lazer, para que se contemplem o maior número de opções possíveis, para que os usuários vivenciem experiências significativas, de qualidade e diversificadas. Isso oportunizará que o espaço criado possa ser um espaço pedagógico que ofereça a oportunidade para que as pessoas sejam educadas para e pelo lazer.
             Sabemos que nossas escolhas cotidianas vem afetando a maneira de como e por quanto tempo vivemos. Não basta apenas uma alimentação saudável, um bom emprego ou uma boa forma de se socializar, necessita-se antes de tudo de um tempo pra cuidar de si mesmo exteriormente e interiormente.
           

             É manter, ou melhor, tentar manter um novo padrão de qualidade de vida, é trabalhar seu estilo de vida, buscar formas de controlar seu stress, então vem a necessidade de administrar de forma consciente o tempo a que se dispõe as diversas atividades que compõe o dia-a-dia, incluindo as opções de formas de lazer através de atividades físicas.
             Portanto o lazer é uma forma de se libertar das ocupações do dia-a-dia, seja, do trabalho assalariado, e das obrigações diárias, é se satisfazer com algo que esteja relacionados em dois aspectos, tempo livre (não trabalho) e atitude (prazer),ou seja, atividades que esteja fora do tempo das ocupações diárias em geral e ao mesmo tempo que lhe proporcione prazer e sensação de liberdade.
           Vemos o lazer ativo como o tipo de lazer mais apropriado ao ser humano, principalmente nos dias atuais, por meio de que ele se caracteriza pela participação integral da pessoa como ser capaz de escolha e de crítica, assim como também estar relacionado muitas vezes as atividades físicas, que é um fator primordial contra o sedentarismo e stress.




APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
            No dia 19 de Março deste ano, nós, alunos das turmas 1001, 1002 e 1003 que compõe o ensino médio inovador da escola Profª Maria da Glória Silva, juntamente com a professora Mágda de Ed. Física e demais prof do curso, fizemos uma saída de campo, onde visitamos algumas áreas de lazer próximas da escola, como a praça e o campo do Barão.
           Na praça encontramos lixo no chão, lajotas soltas, grama alta que atingia o acostamento fazendo com que as pessoas andassem pelo asfalto com o perigo de serem atropeladas, bancos quebrados, restos de cigarros no chão, caixa de energia aberta, hidrante quebrado, lâmpadas de iluminação queimadas e quebradas, depósito de material de construção (areia) pela calçada proibindo as pessoas de passarem por aquele lugar.

           
                                   O campo do Barão está em boas condições de uso, inclusive passando por reforma, porém havia muita sujeira ao redor na área de circulação, o bar abandonado, quase caindo, a entrada para o campo estava muito danificada.



CONCLUSÃO/SOLICITAÇÃO
            Nós gostaríamos que na praça trabalhasse um profissional de Educação física para dar orientações na utilização dos equipamentos de ginástica, na caminhada ao redor da praça, nos jogos e no parque; pois  sugerimos a construção de uma quadra de vôlei de areia e  um parquinho infantil.  Na praça também é necessário  mais iluminação, limpeza e renovação das lajotas  e dos bancos; e a contratação de um vigia para manter a segurança das pessoas e do lugar. No campo de futebol pediríamos a reforma da entrada do campo e do bar, a colocação de bancos de reservas coberto, construção de arquibancadas nas laterais do campo e um zelador para manter a ordem e a limpeza. 




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