quinta-feira, 28 de junho de 2012

Atividade de Aprendizagem 1º Semestre

EEB Profª Maria da Glória Silva -21ª GERED - Criciúma
Bairro Aurora-Içara
Atividade de Aprendizagem    Ensino Médio Inovador  1ª série do Ensino Médio
1º Semestre-2012
Eixo: Escola e Moradia 
Tema: O jovem e sua identidade
Problematização: : A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagem que permanecem por toda a vida. Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito de ter, das questões de cidadania. Desta forma como ou o que fazer para levar o aluno a perceber a importância de conhecer o processo histórico da humanidade, identificando-se perante a sociedade.

Objetivo: Promover situações que levem o jovem a compreender-se como sujeito histórico, possibilitando transformações no meio em que vive.
Conteúdos:
*       Artes (Milena): Conceito de arte. Reconhecimento dos elementos visuais. Elementos da forma. Linha. Plano.
*       Educação Física (Mágda): Índice de massa corporal. Xadrez. Exercícios de coordenação motora geral e alongamento. Voleibol. Tênis de mesa
*       Língua Portuguesa (Maria Elisa): Gêneros textuais. Elementos Lingüísticos. Gêneros Literários. Coerência e Coesão.
*       Língua Estrangeira (Thayse): Apresentações (Greetings), Pronomes Pessoais (Personal Pronouns), Adjetivos (Adjetives). Presente Simples. (Simple Present).
*       Matemática (Karina): Conjunto. Intervalo. Porcentagem. Juros
*       Geografia (Rosemeri): Localização. Mapa Mental. Ocupação do território. Formação sociocultural. Colonização e etnia. Povoamento e litoral.
*       Sociologia (Marcilon): Definição da sociologia e sua constituição histórica. A sociologia como ciência e sociedade. A sociedade industrial.
*       História (Orlando): O que é história. Os sujeitos históricos. Fontes históricas. O tempo histórico. A pré-história: América, Brasil e Santa Catarina.
*       Filosofia (Eberton ): Narrativas mitológicas. Filosofia e sua origem. Mitos e razões.
*       Biologia (Ediraldo): Níveis de organização dos seres vivos. Método cientifico. Origem dos seres vivos. Comunidades. Populações. Redução de danos no trânsito. Cuidando da vida.
*       Física (Volnei): Movimento Uniforme
*       Química (Meuca): Introdução aos estudos da Química. Densidade. Transformação de unidades. Substancias puras e mistura. Introdução a estrutura  atômica, íom. Tabela periódica.
Ações:
·         Visita ao Posto de Saúde do bairro para verificar peso e altura.
·         Saída de estudo pelo bairro reconhecendo áreas que podem ser utilizadas para lazer e atividade física e as melhorias que devem ser realizadas na Praça e no Campo de futebol.
·         Saída de estudo para o Supermercado Giassi para realizar Atividade de Aprendizagem proposta pela área de Inglês e Química. Reconhecendo os nomes dos produtos em Inglês e a sua composição química.
·         Saída de estudo ao JOESI entrevistando técnicos e atletas sobre a modalidade de xadrez.
·         Confecção de Coelhos da Páscoa com material reciclado.
·         Caminhada da Paz feita pelas ruas do bairro.
·         Apresentações de Teatro e Coral.
·         Coleta de óleo no bairro para a fabricação de sabão.
·         Confecção de estopas, pufes com material reciclado.
·         Pesquisa no  bairro como era e como está hoje.
·          Levantamento das famílias que colonizaram o bairro e suas descendências.
·         Saída de estudo para reconhecer os limites do município e o Museu Arqueológico da Praia do Rincão.
·         Pintura em tela com material coletado na Praia do Rincão
·         Danças Folclóricas
·         Visita a Feira do Livro com entrevista aos Membros da AILA
·         Arborização do espaço escolar na atividade de conscientização sobre o Meio Ambiente
·         Palestra sobre Drogas
·         Caminhada pela Paz no combate as Drogas
Socialização
*       Expor o que foi produzido através de teatro, painéis, seminários, relatórios.
Avaliação:
Autoavaliação e avaliação dos alunos durante todo o desenvolvimento da ação;
Referências Bibliográficas:
*       Proposta Curricular de SC;
*       Internet;        
*        Livros;
*       Revistas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário