Construção do Retrato da Escola na Cultura Digital
Reflexão realizada pelos Profs:
Mágda Costa, Rodrigo Silva, Elsi Feltrin e Milene Venson
Como já foi dito em
outros momentos, a nossa escola, EEB Profª Maria da Glória Silva, realiza
muitos projetos de ensino extraclasse que são organizados durante horário de
aulas nas disciplinas afins utilizando os recursos das TDIC e para relembrar
citamos novamente: Festa Junina, Festa da família, Festival escolar de dança,
Festival de cinema, Saídas de estudos e Jogos escolares.
Somos uma comunidade escolar muito dinâmica e aberta a novas experiências sempre no intuito de agregar valor à escola e principalmente aos alunos que saem mais enriquecidos com atividades tão diferenciadas.
Todos os projetos citados acima são realizados e, portanto influenciados pela cultura digital, pois para a sua produção, realização e divulgação são necessários fazer uso das TDIC , como o computador, internet, celular, filmadora, pendrive, cd, som, datashow, blogs e facebook.
As tecnologias digitais que estiveram presentes em todas as atividades mencionadas foram o computador, o celular e o pendrive, tanto por professores quanto por alunos.
Acreditamos que estas tecnologias digitais foram as mais utilizadas por suas características em atender a necessidade de construção da proposta a ser desenvolvida. O Celular por sua praticidade, fácil condução e por agradar muito a todos, especialmente jovens, por sua aplicabilidade em: downloads de vídeos e músicas, filmagens, fotografar e computador para organização do material selecionado, assistir vídeos, downloads de vídeos e músicas, pesquisar, visualizar melhor que no celular e para edição.
Nas saídas de estudo
se destaca o uso de algumas TDIC, quando percebemos o uso de câmeras digitais
e celulares. Podemos citar a saída de estudo que realizamos para Florianópolis ( Museu das Armas, Assembleia Legislativa, Projeto Tamar), onde os educandos com os celulares e câmeras digitais fizeram a captura
de imagens e que posteriormente foram utilizadas na elaboração de relatórios e
de jornaizinhos de uma página, com fotos dos locais e das experiências
realizadas por eles, além de textos explicativos elaborados nas aulas,
digitados no laboratório de informática e que foram expostos na escola nos
murais e biombos, para que todos apreciassem e dividissem o conhecimento por
eles experimentado. Somos uma comunidade escolar muito dinâmica e aberta a novas experiências sempre no intuito de agregar valor à escola e principalmente aos alunos que saem mais enriquecidos com atividades tão diferenciadas.
Todos os projetos citados acima são realizados e, portanto influenciados pela cultura digital, pois para a sua produção, realização e divulgação são necessários fazer uso das TDIC , como o computador, internet, celular, filmadora, pendrive, cd, som, datashow, blogs e facebook.
As tecnologias digitais que estiveram presentes em todas as atividades mencionadas foram o computador, o celular e o pendrive, tanto por professores quanto por alunos.
Acreditamos que estas tecnologias digitais foram as mais utilizadas por suas características em atender a necessidade de construção da proposta a ser desenvolvida. O Celular por sua praticidade, fácil condução e por agradar muito a todos, especialmente jovens, por sua aplicabilidade em: downloads de vídeos e músicas, filmagens, fotografar e computador para organização do material selecionado, assistir vídeos, downloads de vídeos e músicas, pesquisar, visualizar melhor que no celular e para edição.
O Festival de cinema foi realizado com a utilização de celular, pendrive e computador: com produção de vídeos de no máximo 10 minutos, onde os alunos com orientação dos professores regentes tiveram total liberdade para escolher músicas, criar texto, local das filmagens, criar movimentos, interpretar personagens, criar figurino, utilizando celulares e computadores e no momento de edição tiveram auxílio da professora de informática. A mostra exibiu vídeos produzidos por estudantes do ensino fundamental (6º ao 8º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano), subdivididos em categorias previamente definidas pela Comissão organizadora: 6º e 7º ano – Curta metragem de histórias infantis, 8º ano e 1º anos EM – Vídeo Clipe, 2º anos EM – Trailer e 3º ano EM -Curta Metragem, culminando na apresentação e premiação em cada categoria de vídeo e amostragem para toda a comunidade escolar numa noite de muito glamour na escola, onde foi utilizado computador, Datashow e som. Posteriormente foi postado no blog da escola e no face de vários professores e alunos.
Cabe aqui registrar que as aprendizagens adquiridas, melhoradas e ampliadas com este projeto foram muitas como: inclusão e acesso as TDICs letramento na operacionalização das ferramentas tecnológicas digitais e na língua estrangeira, pois em vídeos com diálogos ou músicas estrangeiras deveria ter legenda em português, autonomia, autoestima na autoria e produção dos seus trabalhos, aquisição de novas informações através da participação e colaboração de conhecimentos de todos e acessados na net nas diferentes linguagens: escritas, visuais e auditivas; expressão corporal, socialização, respeito, superação, trabalho em equipe, etc.
Se a cultura digital demonstra o conceito de “imprimir um novo olhar, uma nova forma de se comunicar e aprender” segundo professores deste curso, então o trabalho que apresentamos aqui demonstra que estamos vivenciando a cultura digital em nossa escola através de projetos como o festival de cinema , saídas de estudo e mostra escolar de dança.
Almeida (2007 afirma: (...) a integração de tecnologias na educação permite romper com as paredes da sala de aula e da escola, integrando-se à comunidade que a cerca, à sociedade da informação e a outros espaços produtores de conhecimento. Ao usar a TIC para aproximar o objeto de estudo da vida cotidiana, gradativamente se desperta no aprendiz o prazer pela leitura e escrita como representação do pensamento, viabilizando a constituição de uma sociedade de escritores aprendentes. (p.165)
Este projeto foi pensado para atingir toda a comunidade escola: alunos, professores, direção, funcionários, família dos alunos e principalmente para tornar a escola como um centro de referência agregando valor e carinho a esta instituição, demonstrando que estamos nos adequando a realidade da cultura digital.
Cabe aqui ressaltar que as crianças das séries iniciais do ensino fundamental não foram envolvidas na produção dos vídeos, mas tiveram o acesso as TDIC ao visualizarem os vídeos produzidos pelas demais turmas, por meio de computador e datashow, sendo que fizeram observações das diversas linguagens utilizadas nos vídeos.
Acreditamos que esse projeto conseguiu envolver toda a comunidade escolar na cultura digital, sendo que nossos alunos iniciaram um processo de aprendizagem por meio das TDICs, ou seja, estão aprendendo a aprender com um instrumento facilitador.
E nossos projetos não param por aí, no próximo dia 10 de Outubro nossa escola realizará a Mostra de Dança, onde o tema escolhido foi cinema, mais uma vez neste projeto as TDIC estarão presentes, pois todos os alunos sob orientação dos professores irão assistir o filme relacionado a respectiva dança, usando televisão e vídeo ou aparelhos de cd para ensaiar, no dia do Festival será apresentado um pequeno trailer dos filmes escolhidos em cada apresentação, sendo assim mais uma vez para o sucesso deste projeto será utilizado todos os recursos possíveis das TDIC.
VÍDEO PRODUZIDO POR ALUNOS NO FESTIVAL DE CINEMA
FOTOS DA NOITE DE PREMIAÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA NO DIA 16 DE JULHO 2014
FOTOS SAÍDA DE ESTUDO PARA FLORIANÓPOLIS VISITANDO: MUSEU DAS ARMAS, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA e PROJETO TAMAR NO DIA 16 DE SETEMBRO 2014
|
|
|
ALGUMAS IMAGENS DA MOSTRA DE DANÇA REALIZADA DIA 10 DE OUTUBRO 2014
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário