PLAC 3 – ATIVIDADE 1 – AÇÃO 3
Especialização
em Educação na Cultura Digital - UFSC
E.E.B.
Professora Maria da Glória Silva
Cursista:
Milene Venson
Brincadeiras,
Brinquedos e Jogos de
Origem Africana e Afro-Brasileira.
Acredito que com essa experiência as
crianças tiveram uma aproximação maior com as tecnologias digitais
para de fato contribuir em seu processo ensino-aprendizagem. Após
escreverem seus textos, tiveram a oportunidade de realizar a
digitação do mesmo. Neste momento demonstraram estão começando a
dominar essa habilidade, quanto ao manuseio do celular para realizar
as fotos para registrar as atividades já demonstraram total domínio,
tiveram grande facilidade, sendo que agora pedem para realizarem o
registro fotográfico das atividades.
Penso que o grande avanço dessa
experiência foi não utilizar a tecnologia digital com fim nela
mesma, ela foi de fato integrante do processo ensino-aprendizagem.
2- Os desafios enfrentados na realização da experiência de integração;
Sempre que realizo uma proposta que
envolve os recursos digitais, me vejo em meio a desafios. Um dos
desafios, foi em relação a divisão da digitação nas duplas, pois
quando um começava a digitar queria digitar todo o texto,
necessitando de intervenções. Outro foi fazê-los compreender que
precisavam ter paciência com os colegas que ainda não tem
desenvolvida a habilidade de digitar, além de esperar por mediação
quando tinham dúvidas.
3- As alternativas que você julga pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas pedagógicas, a partir da reflexão acerca da experiência realizada.
Penso que, para que os desafios e
dificuldades serem superados, em se tratando de crianças de 2º ano
das séries iniciais, é continuar proporcionando atividades para
desenvolverem cada vez mais as habilidades com os recursos digitais.
Acredito ainda, que nós professores temos
que buscar integrar cada vez mais as TDIC em nossas aulas, como a
utilização de aplicativos, editores de texto, editores de
apresentação de slides, jogos. Estes muito contribuem para
que as crianças desenvolvam habilidades de leitura, escrita,
raciocínio lógico, criatividade e autoria como coloca Pedro Demo
(2008) trata em seu artigo.
Referência:
DEMO,
Pedro.
Habilidades do século XXI. B.
Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago.
2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário