EEB
PROFª MARIA DA GLÓRIA SILVA
Disciplina de Educação Física -
Profª Mágda
Custódio Costa
Disciplina de Informática -
Prof. Ana Gobetti
Ensino Médio Inovador – 2ºano
-Turmas: 2001 e 2002
Conteúdo: Corpo . Tema: Imagem Corporal com integração das
TDIC
Cursista: Profª Mágda Custódio Costa
1 - os avanços alcançados diante da sua experiência de integração
Durante o
desenvolvimento da atividade de aprendizagem houve a conscientização dos
aprendizes quanto a valorização da saúde,
ao invés de priorizar a estética
supervalorizada pela mídia, que propõe um padrão corporal a ser atingido por
todos. Ocorreu um processo de humanização melhorando as relações interpessoais,
estimulando o respeito e a boa convivência dos alunos.
Houve
conscientização e valorização das atividades físicas dentro e fora da escola,
em especial a caminhada por ser de fácil acesso e praticamente sem custo, para
a promoção da saúde.
E após obtenção
do conhecimento puderam atuar como cidadãos participativos, levando estes
conhecimentos para a comunidade local, valorizando o seu esforço, participação
e aprendizagem, o que é muito saudável para a elevação da sua autoestima e para
situar a escola como um referencial de cultura e produção de saberes contribuindo para a melhoria de vida da
comunidade, uma vez que as famílias acharam importante e gostaram de saber
deste cálculo que lhes deu um parecer sobre a condição da sua saúde.
Na saída de campo interagindo com a comunidade os alunos já estavam organizados em grupos e cada grupo deveria apresentar o tema, objetivos e aplicar cálculo IMC emitindo o índice atingido, se o peso estava ou não normal, bem como recomendações sobre alimentação e atividades físicas. Durante a intervenção na comunidade deveriam filmar para editarem vídeos e apresentarem em sala de aula como parte do trabalho avaliativo. A autonomia adquirida pelos alunos nesta atividade em construir seu próprio conhecimento sobre imagem corporal, através do levantamento de informações e das pesquisas em rede, levar estes conhecimentos para a comunidade e na organização das apresentações e edição dos vídeos, foi um avanço muito importante para os discentes.
Na saída de campo interagindo com a comunidade os alunos já estavam organizados em grupos e cada grupo deveria apresentar o tema, objetivos e aplicar cálculo IMC emitindo o índice atingido, se o peso estava ou não normal, bem como recomendações sobre alimentação e atividades físicas. Durante a intervenção na comunidade deveriam filmar para editarem vídeos e apresentarem em sala de aula como parte do trabalho avaliativo. A autonomia adquirida pelos alunos nesta atividade em construir seu próprio conhecimento sobre imagem corporal, através do levantamento de informações e das pesquisas em rede, levar estes conhecimentos para a comunidade e na organização das apresentações e edição dos vídeos, foi um avanço muito importante para os discentes.
Houve
ainda um bom aproveitamento das TDIC como ferramenta pedagógica, utilizada nas diferentes linguagens como mecanismo de
aprofundamento do conhecimento. As aprendizagens adquiridas, melhoradas e ampliadas com suporte das TDIC
foram: inclusão e acesso as TDIC, letramento na operacionalização das
ferramentas tecnológicas digitais, autonomia,
autoria e produção dos seus trabalhos aplicando conhecimentos e
representando o pensamento nas diferentes linguagens digitais.
A utilização
do aplicativo digital Medida Certa como meio facilitador do cálculo do índice
de massa corporal e indicador de atividades físicas também contribuiu para
aumentar o interesse dos alunos em buscar novos aplicativos para auxiliar na
verificação da sua saúde.
2- os desafios enfrentados na realização
da experiência de integração
No decorrer
desta atividade de aprendizagem
obstáculos foram contornados e outros superados em relação ao conteúdo
específico da educação física e em relação a integração das TDIC para alavancar
o conhecimento e dar suporte as aprendizagens do tema nas diferentes linguagens
digitais.
Alunos com
sobrepeso não ficaram muito a vontade quando da introdução do assunto imagem corporal e obesidade na sala de aula, mas
com o enfoque da saúde, sentiram-se melhor e por este encaminhamento houve mais
respeito por parte dos alunos que apresentaram peso normal. No decorrer das aulas todos
foram tratados com igualdade, embora cada um na sua singularidade tomando
consciência da sua condição de saúde. Todos contribuíram nos diálogos sobre a
individualidade, massa corpórea, padrão de beleza, mídia e saúde, sendo que
houve muito respeito e incentivo para melhorar a condição de todos, pois ficou
compreendido que é necessário manter cuidados com alimentação e continuar com
práticas de atividades físicas regularmente. No momento de
formação dos grupos para elaboração de trabalhos senti um pouquinho de
resistência, pois alguns acharam trabalhoso incluir o vizinho de onde mora no
seu trabalho, mas após explicar que a função da escola, da disciplina e deles como cidadãos é
socializar o conhecimento para qualificar a vida dos moradores da comunidade,
entenderam e aceitaram a proposta.
Alunos tiveram
um pouquinho de dificuldade para convencer familiares e vizinhos a serem fotografados e
filmados, mas também explicando da importância da atividade alguns
habilitaram-se, colaboraram e gostaram de saber deste conhecimento.
O sinal ruim da
internet na escola também dificultou os trabalhos de pesquisa, elaboração dos
trabalhos e edição dos vídeos, que foi superado utilizando os recursos digitais
pessoais.
Dois grupos não
conseguiram editar vídeos devido a falta de net na escola e por não dominarem muito
bem estes recursos, foi possibilitado que organizassem no powerpoint.
3- as alternativas que você julga pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas pedagógicas, a partir da reflexão acerca da experiência realizada.
E como sugestão de
melhorias para esta atividade em nova oportunidade para integrar ainda mais as
TDIC, penso que seria possível que os grupos formados poderiam levar este
conhecimento para a comunidade escolar através de oficinas e seminários utilizando
o aplicativo medida certa para efetuar o cálculo digital do índice de massa
corporal.
Durante as oficinas e seminários utilizar notebooks e data show para
expor o conteúdo temático através de apresentações organizadas no powerpoint.
Alguns alunos poderiam estar filmando e fotografando para posterior
edição de apresentações no powerpoint ou e vídeos para postar no face e blog da escola.
BIBLIOGRAFIA
CONSULTADA:
FARIA JÚNIOR., A. G. de. Exercício
e Promoção da Saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 16, n.
1, 1991.
Rede Globo de
Televisão. Aplicativo Medida Certa. 2015
RONDINELLI,
Paula. "Índice de massa corporal
(IMC)"; Brasil Escola. Disponível em
<http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/Indice-massa-corporal-imc.htm>.
Acesso em 28 de outubro de 2015
TAVARES, Maria Consolação G.
Cunha F. Imagem Corporal,
conceito e desenvolvimento. Editora Manole Ltda, 2003.IMAGENS, DEPOIMENTOS E VÍDEOS DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA
DEPOIMENTOS
VÍDEOS
Muito bem, pessoal!
ResponderExcluirExcelente trabalho e ótimas produções.
Principalmente por considerar um assunto tão importante com respeito e levando o conhecimento para a comunidade.
ExcluirTodos os envolvidos estão de parabéns!