Curso de
Especialização em Educação na Cultura Digital
UFSC – MEC – SED/SC –
UNDIME
Nome: Elsi Vieira Feltrin
Escola: Maria da Glória SilvaMunicipio: Içara
Tutor: Willian Rochadel
NARRATIVA TEXTUAL
com
integração das TDIC
De um modo geral
foi possível constatar que a escola E.E.B. Maria da Glória Silva antes do
início do curso realizava várias atividades utilizando as TDIC, após o retrato
da escola podemos perceber as contribuições
de tais recursos através de
várias atividades realizadas. Retomo
aqui uma síntese do retrato da escola:
Outro recurso
que a escola vem utilizando é o blog do ensino médio inovador e hoje é utilizado por todos os níveis de ensino. Os professores do ensino médio receberam do governo estadual
tablets para serem utilizados como recurso pedagógico.
Refletindo
agora após esta síntese do retrato da
nossa escola, penso que a mesma está e
muito aberta para utilizar e aprimorar o uso da TDIC em sua atividades
pedagógicas, nossos professores vem utilizando de forma contextualizada os
vários recursos tecnológicos disponíveis no espaço escolar.
Várias
ações foram realizadas ao longo desse
período tais como: Festival de cinema, saídas de estudos, aulas
contextualizadas com lousa digital, aparelhos celulares, máquinas fotográficas,
face, blogs, pesquisa na internet, etc.
Refletindo
agora sobre minha ação individual, estou trabalhando no Projeto de Geografia:
“Conhecendo Melhor o Meu Bairro”, que
trabalha de forma contextualizada o uso das TDIC, utilizando o Google maps, máquinas fotográficas, aparelhos
celulares e registros no blog, os desafios são muitos, pois durante a
realização das atividades encontramos várias barreiras no desenvolvimento das
aulas, com por exemplo: imagem ruim no projetor durante uma visita no bairro
através do Google maps, os alunos muito empolgados em mostrar suas residências
e com isso perdeu um pouco o foco no objetivo da aula que era observar e
analisar o bairro e identificando o tipo de paisagem seu povoamento, etc. Na
nossa saída de estudo, houve um
aprendizado muito significativo, nossos alunos tiveram a oportunidade de
aprender além dos muros da escola ou sala de aula, eu posso afirmar que o que
foi visto, comentado e fotografado em um aula tradicional professor-aluno, não teria o mesmo efeito.
No
decorrer da atividade o processo de aprendizagem foi muito significativo, os
alunos tiveram participação ativa na realização dos encontros e registraram
tudo de forma coerente potencializando a aprendizagem por meio da integração
das tecnologias.
Algo inovador
que está ocorrendo na escola no contexto da integração das TDIC ao
currículo, realizado por inúmeros
professores que têm recriado, a partir das condições materiais cotidianas, o
currículo escolar mediante a utilização das mais diversas tecnologias. Haja
visto os diversos sites, blogs e outras interfaces da internet em que se
encontram publicados os trabalhos realizados, que se tornam pontos de encontro
entre professores e alunos envolvidos em propostas curriculares inovadoras.
Para
o futuro o que desejo é potencializar a aprendizagem dos alunos, por meio da
integração da TDIC buscando “falar a língua” das novas gerações, agregando
criticidade, criatividade, ludicidade, e trabalho colaborativo ao processo
educativo. Valorizando o estudo da realidade local buscando caminhos para algum
movimento de transformação indicado pela investigação. Pesquisas sobre
destino do lixo, mapeamento das regiões abandonadas dentro do bairro, história
da localidade, organizando e publicando os resultados a partir de todo o
processo e produto sistematizado, contribuindo para o desencadeamento de novas
práticas sociais.
Referências:
ANALISANDO A
ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM INTEGRAÇÃO DAS TDIC
A
atividade desenvolvida “Conhecendo Melhor o Meu Bairro” foi bem aplicada e
contemplou vários aspectos da aprendizagem ao desenvolver os Conteúdos
Conceituais (compreensão, análise, comparação e reflexão, vivenciaram o
conhecimento e produziram dentro das perspectivas científica, criativa e
produtiva); os Conteúdos Procedimentais (regras, técnicas, métodos, estratégias,
coletivo, integrativo, construíram procedimentos e analisaram seu potencial).
Estes dois conceitos foram vivenciados pois todas estas características
estiveram presentes quando ouviram as
orientações da professora, fotografaram , investigaram os locais com cuidado
para elaborar relatório coletivo e desenhos individuais. Já os conteúdos atitudinais ( aprendizado de
valores – cooperação, liberdade, participação, etc) estiveram presente em todo
o processo uma vez que andaram pelas ruas do bairro, não se envolveram em
acidentes e cumpriram com suas tarefas.
Outro aspecto muito importante, foi
a saída de estudo, ou seja, adquirir conhecimento através da investigação, da
pesquisa de campo, exercendo a cidadania, produzindo o seu próprio material de
estudo através do seu olhar, das fotografias, vivenciando um currículo real na
prática social integrado com as TDIC pois também foi utilizado os recursos do
google maps para despertar ainda mais o interesse dos alunos pelo seu bairro.
No retorno da
saída de campo, no decorrer do recreio, ouvíamos os comentários a respeito
daquela aula viva, o que demonstrava que os objetivos traçados foram alcançados
e que os percalços encontrados com relação ao funcionamento das tecnologias não
impediram que houvesse a internalização do conhecimento, pois o mesmo foi sendo
elaborado e reelaborado no decorrer do processo.
Acreditamos que o que mais incentivou o
processo ensino-aprendizagem da turma, foi justamente as possibilidades
ofertadas por meio das TDIC, sendo que também não se fez apenas uma “aula
diferente”, mas uma aula muito bem contextualizada e significativa.
Foi perceptível que mesmo com as
dificuldades enfrentadas, aparelhos que não funcionaram da maneira esperada,
dificuldade do agendamento da sala de informática, o uso das tecnologias
empregadas na atividade foi um fator estimulante em sua realização, sendo
possível observar o entusiasmo dos alunos em utilizar os seus celulares e
câmeras digitais para retratar o seu cotidiano, além de observar através do
aplicativo “Google maps” visualizar o bairro dentro de uma escala mais ampla,
analisar o traçado das ruas, conhecer as primeiras noções de orientação,
podendo localizar a escola e muitos alunos a sua própria residência, e por fim
os educandos podendo relacionar com os conceitos empregados em sala de aula.
PARABÉNS PROFESSORA, EXCELENTE TRABALHO.
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