Atividade
de aprendizagem realizada na disciplina de educação física com Profª Mágda
Costa e turma 3001 do Ensino Médio Inovador. O Banco de Wells utilizado em
nossas avaliações foi construído por alunos da própria escola que buscaram as
informações necessárias na internet para fazê-lo.
O Banco de Wells é usado na
avaliação física como um teste de flexibilidade para medir a amplitude do
alongamento da parte posterior do tronco e pernas.
Após 3 meses e 14 dias realizando uma aula semanal
de 30 min de aquecimento e alongamento, verificamos que houve uma mudança
significativa do primeiro para o último quadro ilustrativo dos índices de
flexibilidade da parte posterior do tronco e pernas dos alunos do 3º ano.
Iniciamos com maior parte dos alunos no índice Fraco
(18) e encerramos com maior parte dos alunos entre os índices Regular e Médio
(19). No início das atividades também não tínhamos nenhum aluno no índice ótimo
(-) e terminamos com (4) alunos alcançando este nível.
Concluímos que os alongamentos
são importantes para aumentar os índices de flexibilidade e consequentemente melhorar a saúde aumentando a qualidade e a quantidade dos
movimentos, melhorar a postura corporal, diminuir os riscos de lesões e
favorecer a maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas, e, por isso,
devem ser realizados nas aulas de educação física.
Quadro
comparativo entre primeira, segunda e terceira verificação
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31/03/14
1ª Verificação
Sem alongamento
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19/05/14
2ª Verificação
Com alongamento
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14/07/14
3ª Verificação
Com alongamento
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Índice para menor de 20 anos
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Nº de alunos
1ª verificação
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Nº de alunos
2ª verificação
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Nº de alunos
3ª verificação
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Fraco ( menor 24,5cm )
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18
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11
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6
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Regular ( 25 a 30cm )
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6
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11
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11
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Médio ( 31 a 35cm )
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4
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4
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8
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B0m ( 35 a 39,5cm )
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4
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4
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3
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Ótimo ( maior 40cm )
|
-
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2
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4
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Alguns exercícios de alongamento realizados com a
turma 3001 nos meses de junho e julho de
2014
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